A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL RESIDE NA ATUAÇÃO CONSISTENTE DOS CIDADÃO!

De acordo com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Educação Ambiental é o processo de ações educativas permanentes, por meio dos quais os indivíduos e as comunidades adquirem a consciência de que são parte integrante do meio ambiente. Além de conhecimentos, habilidades, experiencias, valores e a determinação que os tornam capazes de agir, individualmente ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais, presentes e futuros.
A educação ambiental não é ministrada apenas nas escolas. Ela tem que alcançar ligeiramente todas as pessoas de uma comunidade. O indivíduo nem precisa ser alfabetizado para obter educação ambiental.
A finalidade dela é desenvolver cidadãos ecológicos. Podemos receber conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente de diversas maneiras. Podemos receber as primeiras informações em nossa casa, desde crianças.
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome” (Mahatma Gandhi).
A Constituição brasileira de 1988 encarregou o poder público, ou seja, as prefeituras, governo estaduais e governo federal, da difusão da educação ambiental em todas as áreas de ensino, da mesma forma a conscientização da coletividade para conservação ambiental.
A maior questão da educação ambiental é esclarecer na atualidade a sociedade sobre a importância da conservação ambiental para impedir novos danos que venham prejudicar a sobrevivência do planeta.
“A vida é tão preciosa para uma criatura muda quanto é para o homem. Assim como ele busca a felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo” (Dalai Lama).
Na escola, ela pode ser relacionada a outras disciplinas como ciências, química, geografia e história, considerando que esse tema é parte integrante do meio ambiente.
“Se você tem metas para um ano. Plante arroz. Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore. Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança. Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente” (Confúcio).
Integrar a educação ambiental na escola é fundamental para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade do planeta. Ao estabelecer experiências práticas e reflexões sobre problemas ambientais, os alunos desenvolvem habilidades para enfrentar os desafios do século 21, como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.
O planeta passa por um momento crucial, em que qualquer alteração de desempenho pode afetar nossa vida num futuro próximo. Os jovens são os principais formadores de opinião e tomadores de decisão sobre esse futuro, e, por isso, a educação ambiental é indispensável para que seja construída uma sociedade capaz de proporcionar transformações.
Desse modo, inserir a educação ambiental nas escolas é capacitar alunos com pensamento crítico para que saibam se colocar sobre os problemas que envolvem a interação com o meio ambiente e que, provavelmente, afetarão a sociedade a longo prazo. Melhorar suas competências e habilidade é assegurar que esse tema não seja ignorado.
É necessário preparar a juventude para as alterações, e incluir as pautas climáticas na educação é uma forma de agir com empenho, posicionamento crítico e determinação no movimento ambiental. O debate possibilita que a mudança seja de modo mais suave, com profissionais competentes em um mundo que se transforma diariamente.
Prof. Osmar Azol Fernandes
COMENTÁRIOS