Seja bem vindo
Sumaré,27/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Os Catadores De Materiais Recicláveis São Trabalhadores Que Recolhem, Separam E Comercializam Resíduos Recicláveis

Os Catadores De Materiais Recicláveis São Trabalhadores Que Recolhem, Separam E Comercializam Resíduos Recicláveis

Os catadores de recicláveis são essenciais para a reciclagem, pois colaboram para a diminuição de resíduos sólidos e para o fortalecimento de renda. 

A atuação desses agentes promove benefícios ambientais que favorecem a redução da quantidade de resíduos sólidos em lixões e aterros, promovendo a redução do impacto no ambiente, principalmente o solo, córregos e lençóis freáticos, auxiliam na cadeia produtiva da coleta coletiva. Uma vez que são responsáveis pela elevação da vida útil dos aterros sanitários por diminuir consideravelmente a quantidade de resíduos sólidos. 

Contudo, proporcionam empregos e renda em diversos setores, em cooperativas podem ocupar com volumes maiores de materiais recicláveis e com a comercialização destes concede uma renda maior aos cooperados.

A maioria dos catadores de materiais recicláveis, iniciam a jornada de trabalho por volta das cinco (05) horas da manhã, coletando resíduos diretamente nas ruas, avenidas, praças ou terrenos baldios. Nesse processo de coletagem, efetuam uma triagem dos materiais reutilizáveis, recicláveis e não recicláveis para facilitar a comercialização.   

“Tantas coisas ao seu redor são reutilizáveis. Onde outras pessoas veem lixo, eu vejo uma oportunidade” (O Menino que Descobriu o Vento). 

“O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis organiza os catadores e catadoras de Materiais Recicláveis pelo Brasil. As associações e cooperativas de Catadores se organizam e formam as Redes de Catadores”. Mas uma parte dos catadores atuam individualmente, ou seja, não são associados a nenhum movimente ou associação, “os autônomos”. Coletam seu material e comercializam diretamente com os sucateiros. 

“Juntos, podemos transformar resíduos em recursos. A mudança começa com a nossa atitude em relação ao lixo. Desperdiçar é fácil, mas reciclar é um ato de amor pelo planeta” (Autor desconhecido). 

Constantemente ouvimos falar sobre a relevância da reciclagem como uma designação ambientalmente correta de nossos resíduos, e frequentemente impulsionados a separar nosso lixo e designar os recicláveis à cooperativas de catadores ou destiná-los a catadores particulares. 

A coleta de materiais recicláveis foi efetivada como profissão em 2002 pelo Ministério do Trabalho e, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, catadores são aqueles que “catam, selecionam e vendem materiais recicláveis como papel, papelão e vidro, bem como materiais ferrosos e não ferrosos e outros materiais reaproveitáveis.”

De acordo com a Cáritas (Organização da Igreja Católica que atua em ações de solidariedade e desenvolvimento) do Brasil, a estimativa é de que atuem hoje no país cerca de 500.000 catadores de materiais recicláveis.  Estes profissionais, tanto os inseridos em cooperativas e associações, quanto os que atuam de forma autônoma, são em grande parte encarregados pela movimentação do mercado da reciclagem no Brasil. Eles configuram elo importantíssimo entre nosso consumo e a indústria da reciclagem.

O lixo do planeta deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o início do ano de 2026, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A coleta seletiva é fundamental para reduzir esse índice, considerando que evita a disseminação de doenças e colabora para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. 

Vale ressaltar que se você adotar esse procedimento, a coleta seletiva, em sua residência, empresa ou no seu local de trabalho, facilitará o trabalho dos catadores. 


Prof. Osmar Azol Fernandes





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login