Hortolândia realiza vacinação contra Febre Amarela, neste sábado (22/02)
Ação será das 8h às 15h30 na UBS Santa Clara; Prefeitura alerta que pessoas ainda imunizadas devem receber a vacina caso forem viajar para áreas com risco de contágio da doença

Vai viajar no feriado de Carnaval deste ano? Então, é bom você se proteger contra a Febre Amarela! A Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação contra a doença, neste sábado (22/02). A imunização será das 8h às 15h30 na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara (https://www.hortolandia.sp.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação será feita por causa do novo alerta emitido pelo governo do Estado. O comunicado informa sobre a ocorrência de casos de Febre Amarela em primatas não humanos (macacos) e pessoas em municípios da região da qual Hortolândia faz parte e em outras regiões do estado paulista.
O alerta ainda informa que alguns casos registrados em humanos levaram a óbito, não tendo sido possível comprovar se as pessoas que foram a óbito estavam vacinadas ou não contra a doença.
Por causa disso, o comunicado reforça a importância de pessoas ainda não imunizadas receberem a vacina, caso forem viajar neste Carnaval para áreas com risco de contágio de Febre Amarela. A orientação preconizada é que essas pessoas devem ser vacinadas dez dias antes da data da viagem. Crianças com seis meses e gestantes que forem viajar para as áreas de risco também devem receber a vacina.
A coordenadora do Programa de Imunização do município, Ana Paula Fernandes alerta que a Febre Amarela pode levar à morte, caso a pessoa não esteja vacinada contra a doença.
“A vacina é a única maneira de se proteger contra a Febre Amarela. Se a pessoa não estiver vacinada, a doença pode levar a óbito. Por isso, reforçamos a orientação para que a população atualize suas carteiras de vacinação. E caso a pessoa não tenha certeza se recebeu a vacina, reforçamos para que compareça à vacinação deste sábado”, alerta a coordenadora.
ESQUEMA VACINAL
A coordenadora explica que o esquema vacinal contra a Febre Amarela é com duas doses. A primeira deve ser aos nove meses. Já a segunda dose deve ser aplicada aos quatro anos. Caso a pessoa não tenha completado o esquema vacinal, ela deve receber dose única a partir dos cinco anos. Quem já está com o esquema vacinal completo não precisa se imunizar.
A transmissão da Febre Amarela para humanos ocorre pela picada dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes que estejam infectados com o vírus da doença. Esses mosquitos são ativos durante o dia e habitam áreas silvestres, rurais e de mata, como, por exemplo, parques, trilhas, chácaras, sítios e pesqueiros.
Caso a pessoa for transitar nessas áreas com risco de contágio da doença, a recomendação é usar calças e camisas de manga longa e calçados fechados. Outra orientação é aplicar repelente nas áreas expostas do corpo. Já para crianças menores de seis meses, a orientação é colocar mosquiteiros em
berços e carrinhos.
A doença também pode acometer macacos. Porém, a coordenadora explica que macacos infectados não transmitem a doença para seres humanos.
A Febre Amarela é uma arbovirose. Os principais sintomas são febre, icterícia (coloração amarelada da pele que dá nome à doença), dor no corpo, náusea, vômitos, dentre outros sinais. Caso a pessoa não esteja vacinada, a doença pode evoluir e levar a óbito.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, neste ano Hortolândia ainda não registra nenhum caso notificado de Febre Amarela. No ano passado, o município também não teve nenhum caso notificado.
COMENTÁRIOS