Mais de 300 profissionais de Saúde participam da capacitação sobre Manejo Clínico da Dengue
A dengue é um dos maiores desafios da Saúde Pública

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou na última quarta-feira (19) a Capacitação sobre “Manejo Clínico da Dengue”. O treinamento contou com a presença de 302 profissionais da rede municipal de Saúde, em dois períodos, no Centro Administrativo de Nova Veneza. Na abertura do evento, estavam o prefeito Henrique do Paraíso, o secretário de Saúde Rafael Virginelli, a superintendente da Vigilância em Saúde Denise Barja e a coordenadora da Atenção Primária, Maria Luiza Stancato.
“Estamos empenhados na luta contra a dengue no nosso município e os colaboradores que estão a frente nos serviços de saúde tem o papel crucial no cuidado aos pacientes. A dengue é uma doença que causa grande impacto na vida da pessoa infectada, por isso contamos muito com a colaboração de vocês”, ressaltou o prefeito aos presentes.
A dengue é um dos maiores desafios da Saúde Pública, com indicadores muito altos em nossa região. O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, destacou a importância das notificações de suspeitas da doença como indicadores na organização dos planos de ações e estratégias a serem realizadas em todas as regiões do município. "Sabemos que este é um processo que depende da colaboração de todos. Várias ações já estão sendo organizadas nos bairros para que nossa cidade passe por este período delicado”, destacou o secretário.
O objetivo do treinamento foi de reforçar o protocolo do Ministério da Saúde, aprimorar o diagnóstico e a adoção de condutas médicas em menor espaço de tempo para os casos de dengue, além de abordar o fluxograma de atendimento na rede municipal. A capacitação foi ministrada pelo médico apoiador da Saúde do Adulto, Carlos Baldin, pela psicóloga e co-gerente da BEM (Base de Excelência da Mulher), Thaissa Luciano Conde, e pelo enfermeiro da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Macarenko, Robson Ferreira de Brito.
COMENTÁRIOS