Agentes de endemias visitam Pontos Estratégicos na região do Maria Antônia
Durante a visita, a equipe faz a pulverização de veneno e aplicação de larvicidas

Para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, os agentes de endemias, do Controle de Arboviroses de Sumaré, seguem desde terça-feira (22) com as ações nos Pontos Estratégicos (PE) da região do Maria Antônia. A visita abrange os locais propícios ao acúmulo de água, como borracharias, ferros velhos, terrenos baldios e comércios. Durante a visita, a equipe faz a pulverização de veneno e aplicação de larvicidas, bem como a destruição de criadouros do mosquito. Os proprietários recebem orientações sobre as medidas de controle e sintomas da doença, comprometendo-se a manter o local livre de criadouros.
Segundo o boletim epidemiológico de dengue, divulgado nesta semana pela Vigilância, a região do Maria Antônia apresentou o maior número de casos positivos da doença, registrando até o momento 989 casos. Diante desse cenário, os trabalhos de controle da doença foram intensificados nos bairros da região, inclusive o fumacê veicular que percorreu os bairros durante a noite.
Enquanto uma equipe realiza a visita nas casas, verifica os quintais, aplica larvicida (quando necessário) e retira os criadouros inservíveis, outros agentes de endemias realizam a aplicação de inseticida com bomba costal, conhecido também como nebulização. Esse bloqueio é muito importante para interromper a transmissão da doença. Porém, é fundamental a população cuidar constantemente do quintal e eliminar possíveis criadouros para evitar que novas larvas do mosquito se desenvolvam.
O combate ao Aedes aegypti é um trabalho permanente na cidade. "É muito importante que a população receba as nossas equipes e continue adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito. Também reforçamos a importância da destinação correta de resíduos, evitando o descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos baldios, áreas verdes, ruas e calçadas”, alertou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
Até o momento, o município registrou 5.937 notificações com 3.047 casos positivos de Dengue e 08 óbitos em decorrência da doença.
COMBATE AO MOSQUITO
Para combater o mosquito do Aedes são necessárias algumas ações:
Manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada
Remover folhas, galhos e tudo o que impede a água de correr pelas calhas
Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje
Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, tanques e recipientes utilizados para armazenar água, bem como encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas
Trocar a água e lavar os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana
Garrafas precisam ser guardadas sempre de boca para baixo
Descartar corretamente o lixo, inclusive os pneus inservíveis
Não jogar lixo em terrenos baldios.
COMENTÁRIOS