Festival “Hip Hop na Medida” reúne 20 artistas de Sumaré em celebração da cultura urbana

No último domingo, 27 de abril, Sumaré viveu um dia especial de valorização da cultura urbana. O Festival "Hip Hop na Medida" reuniu 20 artistas da cidade em uma programação intensa de música, dança e arte no CEU Recanto dos Sonhos, na região do Maria Antônia.
Com oito apresentações que movimentaram a cena cultural local, o público conferiu performances de DJ’s, de Breaking, shows de MC’s. Além dos shows, oficinas práticas deram a muitos jovens o primeiro contato com o audiovisual e a produção musical, incentivando a profissionalização e a descoberta de novos talentos.
Idealizado e realizado pelo Ponto de Cultura Blanc Produtora, em parceria com o Instituto Pio XII, o evento foi viabilizado através de emenda parlamentar do Deputado Federal Carlos Zarattini, com apoio da Prefeitura Municipal de Sumaré, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Inclusão Social.
"Foi lindo ver a juventude reunida com muito calor humano através do hip hop. O projeto tem alcançado seu objetivo, que é dar oportunidade aos jovens que sonham em ser artistas a terem seu primeiro contato com a produção musical e o audiovisual. O evento superou minha expectativa quando vi jovens apresentando suas músicas pela primeira vez perante o público e familiares presentes", destacou Márcio Rap, responsável pelo Ponto de Cultura Blanc Produtora e organizador do festival.
A ideia central do "Hip Hop na Medida" é promover a arte como ferramenta de transformação social, abrindo portas e criando oportunidades para a juventude de Sumaré.
TRANSFORMAÇÃO
Durante o festival, a importância da cultura como ferramenta de transformação social foi destacada pela coordenadora do Serviço de Medidas Socioeducativas do Instituto Pio XII, Mirian Ravagnani. Para ela, a participação dos adolescentes em atividades de arte e cultura é essencial no processo de desenvolvimento pessoal e de reintegração social.
"A participação em atividades de arte e cultura é de extrema importância no acompanhamento socioeducativo, visto que auxilia no desenvolvimento da criatividade, da autoestima, do senso crítico e da formação cidadã. O Festival foi incrível, representando uma nova experiência na vida dos adolescentes e também proporcionando a participação em um espaço que, para a grande maioria dos participantes, foi uma oportunidade de enxergar a vida em sociedade e suas possibilidades de uma nova maneira. Além disso, proporcionou visibilidade social positiva, bem como a realização de um sonho para os adolescentes e jovens que desejam se profissionalizar na área artística e cultural. A cultura e o Hip Hop salvam vidas!", afirmou Mirian.
COMENTÁRIOS