Parlamento Jovem da Câmara de Sumaré retoma as atividades neste sábado

Na primeira sessão do segundo semestre, os vereadores jovens vão eleger a nova Mesa Diretora, que vai dirigir os trabalhos até o fim do ano

Por Célio 02/08/2019 - 14:01 hs
Foto: Release Câmara Municipal de Sumaré

As atividades do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré serão retomadas neste sábado (3), após o recesso de julho. Na primeira sessão ordinária do segundo semestre, os 21 vereadores jovens vão eleger a nova Mesa Diretora, que vai dirigir os trabalhos até o fim do ano. A sessão é aberta à população e acontece a partir das 10h, no plenário da Casa de Leis.

Para o segundo semestre de 2019, estão previstas cinco sessões ordinárias do Parlamento Jovem e cinco atividades de formação da Escola do Legislativo, momento em que os vereadores jovens participam de ações como palestras, cursos e rodas de conversa sobre temas variados. A primeira palestra será realizada no dia 17 de agosto, com o tema “Introdução do Direito Constitucional”, ministrada pelo advogado Jelres Rodrigues de Freitas. A atividade começa às 10h e é aberta ao público.

A Escola do Legislativo foi criada em 2017 com o objetivo de promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas por meio de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública. A proposta é que, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Escola do Legislativo promova a difusão de conhecimentos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais da cidade de Sumaré.

Criado em 2005 e reformulado em 2017, o Parlamento Jovem permite que estudantes das escolas do município conheçam na prática como é o trabalho de um vereador. No decorrer do ano, os jovens participam de sessões ordinárias, apresentam projetos, votam e debatem os problemas do município. Os encontros acontecem sempre no plenário da Câmara no primeiro sábado de cada mês e são abertos ao público.