PL de Brianes institui Dia do Pedestre em Sumaré

Projeto objetiva conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre seus direitos e deveres no trânsito

Por Célio 13/08/2019 - 14:23 hs
Foto: Release Câmara Municipal de Sumaré

Foi protocolado na Secretaria da Câmara Municipal, na última terça-feira (6), um Projeto de Lei que institui na cidade de Sumaré o “Dia Municipal do Pedestre”. Apresentada pelo vereador Marcio Brianes (PCdoB), a proposta pretende estimular a conscientização dos cidadãos sobre a educação no trânsito.

O projeto define que a data será comemorada anualmente no dia 8 de agosto. Através de campanhas e atividades, o “Dia Municipal do Pedestre” tem como objetivo informar aos munícipes sobre os problemas do trânsito e sobre questões que envolvam o pedestre. Existe também a intenção de conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre seus direitos e deveres no trânsito, além de instruir sobre a educação no trânsito nas escolas municipais.

O vereador acredita que “uma cidade estruturada e acessível aos pedestres traz inúmeros benefícios. Além de influenciar diretamente na segurança, há também ganhos para a saúde da população, que muda seus hábitos a partir do incentivo à mobilidade a pé. Uma população mais ativa também representa ganhos ambientais, já que há a redução da poluição atmosférica, em decorrência da redução do uso de transporte motorizado individual”, afirma Marcio Brianes.

Segundo a propositura, a Secretaria Municipal de Trânsito e Sistema Viário ficará responsável pela regulamentação e execução das atividades do “Dia Municipal do Pedestre”.